segunda-feira, junho 04, 2007

Tema do Mês de Julho: Prisioneiros de Consciência

O que é um prisioneiro de Consciência?

Segundo o manual da Amnistia Internacional, um prisioneiro de consciência é uma pessoa detida ou de outro modo fisicamente restringida devido às suas crenças politicas, religiosas ou outras conscientemente defendidas, origem étnica, sexo, cor, linguagem, origem nacional ou social, estatuto económico, nascimento, orientação sexual ou outro estatuto que não tenha utilizado violência ou defendido a violência e o ódio.
Apesar de alguns prisioneiros de consciência serem pessoas proeminentes e conhecidos na vida pública, a maioria são cidadãos anónimos, mulheres, homens e até crianças, dos mais variados estratos e culturas, detidos sobretudo por serem quem são, mais do que pelo seu activismo político.
A AI luta para que todos os prisioneiros de consciência sejam libertados de imediato e sem condições, pois nenhum governo tem o direito de deter estas pessoas, à luz do direito internacional.
Portugal é um país com um passado recente de opressão e ditadura, pelo que a realidade dos prisioneiros de consciência não nos é de todo desconhecida. Deste modo, talvez tenhamos uma responsabilidade acrescida ou particular na denúncia e consciencialização da comunidade nacional e internacional para este tipo de violação dos direitos humanos.
Este mês, propomos debater este tema levantando duas questões fundamentais:

Será que em Portugal, se fala o suficiente sobre o drama dos prisioneiros de consciência?

E que tipo de actividades ou iniciativas podem ser criadas na nossa comunidade?

By NAIA

1 comentário:

Ipsissimus disse...

Gostei bastante do tema lançado no mês de Maio, mas fiquei com uma questão em mente...
Será somente considerado Prisioneiro de Consciência todo aquele que cumpre pena decretada pelas instituições governamentais de cada país? Ou existem muitos prisioneiros de consciência em Prisão Domiciliária!?!?

Até Breve...